Na paróquia de Nossa Senhora das Dores foi realizada a obra da pintura da cúpula, tendo como inspiração a arte bizantina, especialmente o tema da Mãe de Deus, isto é a Theotokos, em grego, Θεοτόκος, que significa Mãe de Deus, uma vez que Jesus Cristo é também a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, sendo, assim, verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. A imagem iconográfica também se inspira no ícone da panagia, isto é a toda Santa. Desse modo a pintura tem como centro a imagem do Menino Jesus, sendo, portanto Cristocêntrica, uma vez que Cristo é o centro do Mistério Pascal. a composição central se inspirou no canto do Axion Estin, Αξιον έστιν.
Abaixo temos a representação das nove hierarquias de anjos, inspirando-se na obra Hierarquia Celeste, de São Dioniso Areopagita, grande teólogo.
Ainda, nas partes das janelas foram feitas as pinturas compreendendo aos Mistérios do Rosário, com isso toda a lateral também se envolve em torno de temas que se inserem em uma proposta bíblica e catequética. Foram utilizadas cores suaves nos vidros a fim de não comprometer a luminosidade. Os vidros foram pintados e fundidos em alta temperatura, a fim de resistir ás intempéries.
grandes são as dimensões do rosto.
o anel inferior com a milícia celeste.
processo de colocação dos vidros com as cenas referentes aos Mistérios do Rosário.
processo de fixação dos vidros
fotos mostrando detalhe das folhagens presentes nos vidros
Nenhum comentário:
Postar um comentário