Na igreja de Santo Antonio foi realizada uma composição de certa complexidade, centrada na imagem do Cristo Pantocrator, com detalhes específicos na mandorla, assim como com a presença de um quadrado em diagonal, o que recorda a união do círculo com o quadrado ou o divino com o humano, o que reforça o aspecto das duas naturezas de Cristo, a divina e a humana, tal como proclamada nos mais antigos concílios da Igreja.
Santo Antonio comparece à esquerda e Nossa Senhora à direita, a arte que se prop´õe como sacra é toda aquela que possui um centro, no caso cristão este centro é o próprio Cristo, o Crisot que revela a verdadeira imagem do Pai. Uma igreja, uma capela, ou uma matriz não são e não devem ser centradas no padroeiro, mas sim em Cristo, pois somente é santo que se aproxima de Cristo, neste sentido a arte possui um forte aspecto teológico.
Outros símbolos também foram inseridos, tendo sempre em vista o Cristo, mas buscando dialogar coma história de Santo Antonio, como os peixes, o que recorda o sermão dado aos peixes, de outro lado o Ostensório, o que recorda episódios eucarísticos na vida de Santo Antonio.
Santo Antonio comparece à esquerda e Nossa Senhora à direita, a arte que se prop´õe como sacra é toda aquela que possui um centro, no caso cristão este centro é o próprio Cristo, o Crisot que revela a verdadeira imagem do Pai. Uma igreja, uma capela, ou uma matriz não são e não devem ser centradas no padroeiro, mas sim em Cristo, pois somente é santo que se aproxima de Cristo, neste sentido a arte possui um forte aspecto teológico.
Outros símbolos também foram inseridos, tendo sempre em vista o Cristo, mas buscando dialogar coma história de Santo Antonio, como os peixes, o que recorda o sermão dado aos peixes, de outro lado o Ostensório, o que recorda episódios eucarísticos na vida de Santo Antonio.
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