Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

sábado, 12 de julho de 2014

arte sacra e responsabilidade e compromisso

Vivemos tempos em que pelavras como compromisso, responsabilidade são até evitadas, mas neste sentido importante se faz remontar aos fundamentos filosóficos e antropológicos da realidade.
Antes de tudo estamos num horizonte humano que estabelece um convívio com a natureza, não criada pelo homem, mas por ele transformada, o modo de transformação é suscetível à experiemntação que pode ser positiva ou até negativa ao meio, portanto cautelas e análises são importantes para melhor empregar os meios de modo a manter a vida sobre a face da Terra.
A vida é o tesouro, algo valiosa por si mesma, ela vem como dom, quantas cores e formas a natureza é capaz de presentar ao homem, quanta felicidade toda esta profusão de encantos são gerados.
Como tesouro, a vida está inerente ao homem, portanto projetos que comrrompema  vida devem ser eliminados, uma vez que o homem possui diante de sua vontade o horizonte da liberdade, o modo de proceder em sua lierdade irá assinalar o seu modo de compromisso com a vida e vida que vai além de sua sobrevivência particular, vida que está presente em todas as criaturas dela dententoras.
Diante da reflexão da vida e diante do interpelar humano por um projeto teleológico.
Deus se faz não somente presente mas inerente da vida humana e de todo horizonte da criação do universo, o compromisso é na verdade a percepção que transcende as ações de curto prazo e que são capazes de contemplar a amplitude do planeta Terra, do cosmo criado por Deus.

Nenhum comentário: