Uma pequena Capela na igreja de Nossa Senhora da Aclimação foi readequada, onde se construiu uma mesa de altar, um degrau que formma uma plataforma com granito, cujas cores combinam com os pisos p´ré existentes da igreja.
vista do altar, a frente e do mosaico, ao fundo, percebe-se o degrau, que cosntiui um pequeno presbitério
o mosaico procura dialogar com o vitral., composto pelo artista Lorenz, cuja execução vem de agrado pela arte aplicada.

Arte sacra. Artes em paredes, azulejos, metais, vidros, ilustrações, ícones e arquitetura. e-mail: marcofunchal@yahoo.com.br; fone WhatsApp: (11) 962620768, (11) 25773808. As culturas buscam o Uno. Kunst in der Kirche heute. Sacred Art today, L'art sacrè en les eglises aujourd'hui.Εκλησιας και τεχνέ
Bem Vindo Willkomen Bienvenu
Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).
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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Santa Clara- Morungaba 2010
Na capela de Santa Rita foram realizadas duas capelas, uma do batismoe outra da Eucaristia, Na capeal do batismo foi piintada a tradicional cena do batismo de Cristo, e na capela do Santíssimo dosi anjos guardiães, temática que já fooi utilizada em outros projetos.
Na estrada da igreja foram realizados soi ajos, com o sentido de acolhida o que valoriza o ingresso na igreja, como ingresso e acolhida.
O batismo de Cristo, cena da Caepala Batismal
detalhe face do anjo da acolhida
Na estrada da igreja foram realizados soi ajos, com o sentido de acolhida o que valoriza o ingresso na igreja, como ingresso e acolhida.
cena em que Santa Calra se coloca a serviço da comunidade, lavando os pés de suas irmãs
Anjo da capela do Santíssimo
O batismo de Cristo, cena da Caepala Batismal
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Pintura Bom Pastor, archilovers
Pinutra BomPastor em Archilovers: Le peinture Bonne Pasteur en archilover:
http://www.archilovers.com/p47612/Pintura-Bom-Pastor
http://www.archilovers.com/p47612/Pintura-Bom-Pastor
sábado, 3 de dezembro de 2011
Painel em azulejos a Nossa Senhora das Merces- Notre Dame-Merci
Na igreja de Nossa Senhora, foram pintados em azulejos dois quadros contemplando um deles a Nossa Senhora, das Mercês e outro com o Bom Pastor.
A igreja está na Cidade Tiradentes, São Paulo, Brasil.
O quadro foi realizado em peças cerâmicas de 10x10cm, chamado de pastilha pelas casas de cerâmica, depois o quadro foi queimado para depois ser fixado na nave da igreja.
Nella chiesa di Nostra Signora, sono state dipinte due dipinti su piastrelle che copre uno alla Madonna della Misericordia e l'altro con il Buon Pastore. Dans l'église de Notre-Dame, ont été peints sur les deux tableaux tuiles couvrant un à Notre-Dame de la Miséricorde et l'autre avec le Bon Pasteur. Une faiance
O quadro foi realizado em peças cerâmicas de 10x10cm, chamado de pastilha pelas casas de cerâmica, depois o quadro foi queimado para depois ser fixado na nave da igreja.
Nella chiesa di Nostra Signora, sono state dipinte due dipinti su piastrelle che copre uno alla Madonna della Misericordia e l'altro con il Buon Pastore. Dans l'église de Notre-Dame, ont été peints sur les deux tableaux tuiles couvrant un à Notre-Dame de la Miséricorde et l'autre avec le Bon Pasteur. Une faiance
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Azulejaria-Nossa Senhora d'Ajuda-Itaquaquecetuba-SP-Brasil
Na paróquia de Nossa Senhora d Ajuda, na cidade de Itaquaquecetuba, SP, foi realizado o painel de zulejos com o resumo da história da cidade, desde a passagem do padre Anchieta, no seu encontro com os índios, passando pelos bandeirantes e padre João Caetano Álvares, que residia em Guarulhos e também prestava serviços em Itaquaquecetuba.
Ao centro, a praça original da cidade, coma igreja, ainda existente na praça central. Segue a parte direita com os fatos do século XX, a chegada da ferrovia, a vinda da Ordem de São Bento, em seguida dos missionários redentoristas, diocesanos, inclusive coma presença do padre Giovanni Cosimati, que emprendeu muitas obras na cidade, desde a sua chegada ao Brasil no período dos anos 1970.
Há ainda muitos outros detalhes, na parte esquerda, há peixes, que ilustram o rio Tietê, com a ferrovia, a ótica dos transportes muda completamente e redesenha as rotas de acesso da cidade, até então quase esquecida. O século XX, com a industrialização acelerada, modificou radicalmente os aspectos sociais e o painel ilustra este fenômeno, pode-se ver que há um grande número de pessoas na parte direita, o que ilustra o aumento demográfico nas cidades.
Acima de tudo está a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus, junto com pássaros e a mandorla plena de cores.
Painel de 13,50mx6,00 de altura, trata-se da configuração de Nossa Senhora d'Ajuda
Painel De Azulejos da Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda O painel realiza uma reflexão em torno da história da comunidade de Nossa Senhora d’Ajuda na cidade de Itaquaquecetuba, desde as origens da cidade, que quase coincidem com os primórdios da colonização do Brasil, até aos dias atuais. 1 divisão do quadro O quadro é dividido em duas partes, na parte superior a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda envolta por um esplendor multi colorido, que recorda as cores vivas dos povos indígenase a s cores vivas tão presentes na cultura brasileira na parte inferior a história da comunidade cristã e da cidade de Itaquaquecetuba, abaixo de todo o quadro comparecem os peixes no rio Tietê, que expressam a vida presente no rio e a vida que deve ser sempre anunciada pelo Evangelho. 2 as figuras presentes na história da comunidade cristã Em primeiro lugar aparece o padre Anchieta, grande padre jesuíta, apóstolo do Brasil, que apresenta a cruz aos povos indígenas, acima deles comparece o símbolo jesuíta, o sol com as letras IHS. Nesta parte do quadro, há uma forte presença de vegetação, que recorda a inda a natureza, ainda não destruída pela ação humana. Depois dos índios comparece a barca, a barca recorda inúmeras citações dos evangelhos, mas recorda uma das mais importantes vias de navegação da época, o rio Tietê, a frente vem a figura do bandeirante, que representa a presença portuguesa a crescer expandir no território nacional a partir de São Paulo, mas a frente o padre João Caetano Álvares, cuja área de atuação estava presente de Guarulhos a Itaquaquecetuba, tendo nas mãos um pequena igreja, que recorda a matriz primitiva da cidade. ao centro comparece a praça primitiva da cidade, que poderia se melhor denominada pelo largo, coma cruz ao centro, e a matriz de Nossa Senhora d’ajuda ao centro, disposição que recorda os assentamentos jesuítas pelo Brasil, ao redor casas baixas e germinadas, muito presentes nas cidade primitivas, o único remanescente desta organização hoje presente é a casa paroquial da matriz. Vale colocar que após a era colonial até o século XX Itaquaquecetuba pouco evoluiu, não apresentando nenhum outro fato no quadro deste período, O segundo grupo apresenta um grande número de pessoas, que destaca o fato do crescimento populacional da cidade, além do crescimento demográfico do Brasil, apresentando vários tipos de pessoas, homens, mulheres e crianças. Abaixo destas figuras comparece o trem, que marca uma nova etapa na evolução urbana da cidade e marca a presença da modernidade e da chegada da indústria no país Neste grupo comparecem famílias e alguns padres que representam congregações religiosas atuantes na cidade como beneditinos, franciscanos e diocesanos, tendo com destaque o padre Giovanni Cosimatti que sustenta nas mãos uma pequena igreja, que simboliza o espírito construtor deste padre, edificando várias capelas, além da matriz nova da paroquial quanto a igreja dos Santos Apóstolos, a sequência de pessoas continua, mostrando que os padres estiveram inseridos e presentes no meio do povo.
Ao centro, a praça original da cidade, coma igreja, ainda existente na praça central. Segue a parte direita com os fatos do século XX, a chegada da ferrovia, a vinda da Ordem de São Bento, em seguida dos missionários redentoristas, diocesanos, inclusive coma presença do padre Giovanni Cosimati, que emprendeu muitas obras na cidade, desde a sua chegada ao Brasil no período dos anos 1970.
Há ainda muitos outros detalhes, na parte esquerda, há peixes, que ilustram o rio Tietê, com a ferrovia, a ótica dos transportes muda completamente e redesenha as rotas de acesso da cidade, até então quase esquecida. O século XX, com a industrialização acelerada, modificou radicalmente os aspectos sociais e o painel ilustra este fenômeno, pode-se ver que há um grande número de pessoas na parte direita, o que ilustra o aumento demográfico nas cidades.
Acima de tudo está a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus, junto com pássaros e a mandorla plena de cores.
Painel de 13,50mx6,00 de altura, trata-se da configuração de Nossa Senhora d'Ajuda
Painel De Azulejos da Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda O painel realiza uma reflexão em torno da história da comunidade de Nossa Senhora d’Ajuda na cidade de Itaquaquecetuba, desde as origens da cidade, que quase coincidem com os primórdios da colonização do Brasil, até aos dias atuais. 1 divisão do quadro O quadro é dividido em duas partes, na parte superior a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda envolta por um esplendor multi colorido, que recorda as cores vivas dos povos indígenase a s cores vivas tão presentes na cultura brasileira na parte inferior a história da comunidade cristã e da cidade de Itaquaquecetuba, abaixo de todo o quadro comparecem os peixes no rio Tietê, que expressam a vida presente no rio e a vida que deve ser sempre anunciada pelo Evangelho. 2 as figuras presentes na história da comunidade cristã Em primeiro lugar aparece o padre Anchieta, grande padre jesuíta, apóstolo do Brasil, que apresenta a cruz aos povos indígenas, acima deles comparece o símbolo jesuíta, o sol com as letras IHS. Nesta parte do quadro, há uma forte presença de vegetação, que recorda a inda a natureza, ainda não destruída pela ação humana. Depois dos índios comparece a barca, a barca recorda inúmeras citações dos evangelhos, mas recorda uma das mais importantes vias de navegação da época, o rio Tietê, a frente vem a figura do bandeirante, que representa a presença portuguesa a crescer expandir no território nacional a partir de São Paulo, mas a frente o padre João Caetano Álvares, cuja área de atuação estava presente de Guarulhos a Itaquaquecetuba, tendo nas mãos um pequena igreja, que recorda a matriz primitiva da cidade. ao centro comparece a praça primitiva da cidade, que poderia se melhor denominada pelo largo, coma cruz ao centro, e a matriz de Nossa Senhora d’ajuda ao centro, disposição que recorda os assentamentos jesuítas pelo Brasil, ao redor casas baixas e germinadas, muito presentes nas cidade primitivas, o único remanescente desta organização hoje presente é a casa paroquial da matriz. Vale colocar que após a era colonial até o século XX Itaquaquecetuba pouco evoluiu, não apresentando nenhum outro fato no quadro deste período, O segundo grupo apresenta um grande número de pessoas, que destaca o fato do crescimento populacional da cidade, além do crescimento demográfico do Brasil, apresentando vários tipos de pessoas, homens, mulheres e crianças. Abaixo destas figuras comparece o trem, que marca uma nova etapa na evolução urbana da cidade e marca a presença da modernidade e da chegada da indústria no país Neste grupo comparecem famílias e alguns padres que representam congregações religiosas atuantes na cidade como beneditinos, franciscanos e diocesanos, tendo com destaque o padre Giovanni Cosimatti que sustenta nas mãos uma pequena igreja, que simboliza o espírito construtor deste padre, edificando várias capelas, além da matriz nova da paroquial quanto a igreja dos Santos Apóstolos, a sequência de pessoas continua, mostrando que os padres estiveram inseridos e presentes no meio do povo.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Carapicuíba- Igreja Nossa Sr.a de Fátima
Na igreja de NOssa Senhora de Fátima, da cidade de Carapicuíba, Estado de São paulo-SP Brasil, foi realizada em 2009 uma pintura tendo como centro afigura de Cristo Pantocrator, abaixo o cordeiro imolado, cordeiro pascal. sinal dao sacrifício e memória da antiga aliança de Moisés,. abaixo diuas cenas marinas, que recordam a importância de Nossa Senhora na história da Salvação.
sábado, 22 de outubro de 2011
Anjos- igreja Sâo Benedito-Salesopolis-SP
Pintura de anjos na igreja de Sâo Benedito, Salesópolis-SP Brasil, dois anjos realziam uma ponte entre a imagem de Sâo Benedito mostrando a Cruz de Cristo, o objetivo foi constituir uma imagem de leveza e suavidade na igreja de modo a procurar pouco interferir na limepza do ambiente da igreja.
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