Nas laterias foram pintados os anjos Miguel e Gabriel, tendo ao centro a imagem do Espírito Santo em forma de pomba, como descrita nos Atos dos Ap´sotolos o dia de Pentecostes.

Arte sacra. Artes em paredes, azulejos, metais, vidros, ilustrações, ícones e arquitetura. e-mail: marcofunchal@yahoo.com.br; fone WhatsApp: (11) 962620768, (11) 25773808. As culturas buscam o Uno. Kunst in der Kirche heute. Sacred Art today, L'art sacrè en les eglises aujourd'hui.Εκλησιας και τεχνέ
Bem Vindo Willkomen Bienvenu
Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).
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domingo, 26 de junho de 2011
capela casa paroquial São José
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Comunidade Sagrado Coração
A comunidae Sagrado Coração se localiza no Jardim Clímax, São Paulo-SP. É uma comunidade onde a Ordem das Merces está presente.
Com o esforço de propiciar um ambiente litúrgico, em sintonia com as novas posturas pastorais, se realizou uma ampla reforma de modo a valorizar e melhor receber a comunidade dentro de uma dimensão didática e pastoral.
Foi construído um novo presbitério, mais a frente aproximando-o da assembléia, de modo que o altar, o ambão e a cátedra foram compostos em granito branco, o que oferece uma unidade visual e estilística.
Ao fundo foi está a nova pintura de Cristo como Sagrado Coração, que tem nas laterais os seguintes fatos: o natal e a agonia no Hosto das Oliveiras, essas passagens são inspiradas em uma obra de Santo Afonso de Ligório, que reflete a espiritualidade do Sagrado Coração, nessa obra são focados vários momentos do Sagrado Coração mas foram focados de modo resumido dois momentos a saber: um a alegria do coração de Maria com o nascimento e o outro a agonia do Sagrado Coração diante do sofrimento.
Somado a isto foram colocados os símbolos dos 4 evangelistas, anjo, boi, leão e águia, resgatando a profundidade deste simbolismo além de oferecer uma unidade com o Evangelho, pois Eucaristia e Palavra forma uma unidade.
detalhe da pia batismal, onde utilizou-se de granito branco, de modo a auxiliar com a unidade dos elementos litúrgicos. Ão se localizar o batistério em ponto diferenciado, se permite destacar a diferença sacramental realçando a força da simbologia batismal.
Com o esforço de propiciar um ambiente litúrgico, em sintonia com as novas posturas pastorais, se realizou uma ampla reforma de modo a valorizar e melhor receber a comunidade dentro de uma dimensão didática e pastoral.
Foi construído um novo presbitério, mais a frente aproximando-o da assembléia, de modo que o altar, o ambão e a cátedra foram compostos em granito branco, o que oferece uma unidade visual e estilística.
Ao fundo foi está a nova pintura de Cristo como Sagrado Coração, que tem nas laterais os seguintes fatos: o natal e a agonia no Hosto das Oliveiras, essas passagens são inspiradas em uma obra de Santo Afonso de Ligório, que reflete a espiritualidade do Sagrado Coração, nessa obra são focados vários momentos do Sagrado Coração mas foram focados de modo resumido dois momentos a saber: um a alegria do coração de Maria com o nascimento e o outro a agonia do Sagrado Coração diante do sofrimento.
Somado a isto foram colocados os símbolos dos 4 evangelistas, anjo, boi, leão e águia, resgatando a profundidade deste simbolismo além de oferecer uma unidade com o Evangelho, pois Eucaristia e Palavra forma uma unidade.
detalhe da pia batismal, onde utilizou-se de granito branco, de modo a auxiliar com a unidade dos elementos litúrgicos. Ão se localizar o batistério em ponto diferenciado, se permite destacar a diferença sacramental realçando a força da simbologia batismal.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Capela Nossa Senhora das Mercês, Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro há presença da Ordem as Merces , onde uma comunidade recebeu esta pintura.
Ao centro a imagem de Nossa Senhora, Virgem das Mercês, com o Menino Jesus, deste modo se coloca o referencial cristocêntrico.
Na lateral direita afigura de São Pedro Nolasco, fundado da Ordem,do lado oposto comparecem os cativos recentemente libertados, aos que não conhecem o histórico da Orem poderiam questionar, mas a explicação decorre do carisma da Ordem das Mercês, fundada para a libertação dos escravizados.
Ao centro a imagem de Nossa Senhora, Virgem das Mercês, com o Menino Jesus, deste modo se coloca o referencial cristocêntrico.
Na lateral direita afigura de São Pedro Nolasco, fundado da Ordem,do lado oposto comparecem os cativos recentemente libertados, aos que não conhecem o histórico da Orem poderiam questionar, mas a explicação decorre do carisma da Ordem das Mercês, fundada para a libertação dos escravizados.
Nossa Senhora de Fátima
A paróquia de Nossa Senhora de Fátima recebeu um compexo projeto de modo a criar um espaço celebrativo e valorizar o espaçõ do presbitério, mas também da nave criando-se capelas sacramentiasm, de modo a destacar o cvalor dos sacramentos, especialmente do Batismo e da Eucaristia.
No presbitério fo realizada a narrativa dos Mistérios do Santo Rosário, centralizando-se na imagem da Theotokos, isto é da Mãe de Deus, hedada da tradição bizantina, onde Nossa Senhora está sentada com o Menisno Jesus, desse modo não se perde a centralidade de Cristo e o local que Nossa Senhora tem como serva perfeita de Jesus Cristo.
Ao fundo foram elaborados os Mistérios da Alegria,, na lateral, próxima ao ambão da Palavra os Mistérios Luminosos, uma vez que nestes mistérios se contempla os aspectos públicos da missão de Cristo. Na lateral oposta foram colocadas as pinturas iconográficas de São Pedro e São paulo, colunas da Igreja, tendo como centro a cena do Pentecostes, o nascimento da Igreja. Um outra iconografia de São jpsé também foi adicionada, de modo a recordar o papel relevante que São José oferec
e a Jesus.
No presbitério fo realizada a narrativa dos Mistérios do Santo Rosário, centralizando-se na imagem da Theotokos, isto é da Mãe de Deus, hedada da tradição bizantina, onde Nossa Senhora está sentada com o Menisno Jesus, desse modo não se perde a centralidade de Cristo e o local que Nossa Senhora tem como serva perfeita de Jesus Cristo.
Ao fundo foram elaborados os Mistérios da Alegria,, na lateral, próxima ao ambão da Palavra os Mistérios Luminosos, uma vez que nestes mistérios se contempla os aspectos públicos da missão de Cristo. Na lateral oposta foram colocadas as pinturas iconográficas de São Pedro e São paulo, colunas da Igreja, tendo como centro a cena do Pentecostes, o nascimento da Igreja. Um outra iconografia de São jpsé também foi adicionada, de modo a recordar o papel relevante que São José oferec
e a Jesus.
Catedral de Araçatuba
Na Catedral de Araçatuba foi realizada a pintura do Bom Pastor.
Na pintura há 7 cordeiros, que estão nas laterais do Cristo, que centraliza a composição. Toda imagem sacra necessita ter um centro, o número 7 sinaliza a plenitude do rebanho. As cores, em tons ocre estão em degradè, de modo a compor uma imagem de forte unidade.
Ao fundo a linha do horizonte que evoca o horizonte da missão, que intersecciona o círculo onde está Cristo, revelando que na caminhada desta missão se encontra Cristo, se mostrando portanto próximo, e não somente próximo, mas também capaz de levantar a ovelha mais fraca em teus próprios ombros.
Podemos perceber que as ovelhas mais distantes estão mais desanimadas, o que não é gratuito, estão assim porque ainda não caminharam o suficiente, mas estão seguindo o caminho que dá vida e vida em plenitude.
Fotos de Giseli Marques, gratidão pela disponibilidade.
a arte na Paróquia São Benedito
A algum tempo foi elaborada uma iconografia na igreja de São benedito, na Vila Sônia, São paulo. Em primeiro lugar o santo é franciscano, o que já é um ponto de partida para a elaboração do que chamamos de programa iconográfico, o que seria um programa iconográfico, uma sequeência de pinturas unidas por uma determinada lógica teológica e estética.
Antes de mais nada precisamos de um centro, o padroeiro é ^Soa Benedito, mas o santo não é o centro da igreja, o centro é Cristo, logo, o qual uma iamgem franciscana típica para ilustrar Cristo, a resposta pareceu imediata, a Cruz de São Damião
A cruz de São Damião foi recolhifda pelo prórpio São Francisco de Assis para restaurar a capela desse santo, trata-se de uma cruz de caráter bizantino com forte narrativa teológica.
A cruz de São Damião é uma cruz teológica, ela possui as caracte´risticas da arte medieval, ela nega uma prepresentação convencional, anula a perspectiva e efeitos de luz e sombra., ela é construída num meio bi-dimencsional.
Homens e mulheres são testemunhas de Cristo crucificado, Maria , Mãe de Deus, os discíspulos, Maria de Cléofas, Maria Madalena e o centurião., ao redor anjos, como testemunhas, reforãndo que esta missão terrestre possui uma alinaça com a missão celeste.
Mas a História da Salvação não pára na cruz, desse modo a cruz de São Damião não apresenta Cristo morto, mas com olhos abertos, dando a perspectiva da ressurreição, sinalizada no alto da cruz, com Cristo em ascenção.
Nas laterais comparecem as outras pinturas, e este aspecto é importante ressaltar, onde comparecem São Benedito, São Francisco de Assis e Santo Antonio.

Antes de mais nada precisamos de um centro, o padroeiro é ^Soa Benedito, mas o santo não é o centro da igreja, o centro é Cristo, logo, o qual uma iamgem franciscana típica para ilustrar Cristo, a resposta pareceu imediata, a Cruz de São Damião
A cruz de São Damião foi recolhifda pelo prórpio São Francisco de Assis para restaurar a capela desse santo, trata-se de uma cruz de caráter bizantino com forte narrativa teológica.
A cruz de São Damião é uma cruz teológica, ela possui as caracte´risticas da arte medieval, ela nega uma prepresentação convencional, anula a perspectiva e efeitos de luz e sombra., ela é construída num meio bi-dimencsional.
Homens e mulheres são testemunhas de Cristo crucificado, Maria , Mãe de Deus, os discíspulos, Maria de Cléofas, Maria Madalena e o centurião., ao redor anjos, como testemunhas, reforãndo que esta missão terrestre possui uma alinaça com a missão celeste.
Mas a História da Salvação não pára na cruz, desse modo a cruz de São Damião não apresenta Cristo morto, mas com olhos abertos, dando a perspectiva da ressurreição, sinalizada no alto da cruz, com Cristo em ascenção.
Nas laterais comparecem as outras pinturas, e este aspecto é importante ressaltar, onde comparecem São Benedito, São Francisco de Assis e Santo Antonio.
terça-feira, 21 de junho de 2011
ANJOS
Anjo, do grego aggelos αγγελος, mensageiro, interessante que a palvra anjo pouco vairiou entre as línguas latinas, preservando de agum modo, seu significado inicial.
O anjo é uma figura mística, a idéia do homem alado, que atinge as alturas, tão inacessíveis aos antigos, revelando portanto uma idéia de atingir o inalcançável. O alto só poderia ser mesmo o espaço da simbologia divina, a luz do sol e das estrelas e seus fenômenos astronomicos revelando ou simbolizando fenômenos na Terra revellando ummsiterioso elo de ligação entre a Terra e o Céu.
Hoje a linguagem Céu para se referi a um lugar divino ainda existe, mas não localizamos mais exatamente no céu de nosso planeta, no entnato para a simbologia uma referência celeste nunca esgota seu poder visual.
O anjo é uma figura mística, a idéia do homem alado, que atinge as alturas, tão inacessíveis aos antigos, revelando portanto uma idéia de atingir o inalcançável. O alto só poderia ser mesmo o espaço da simbologia divina, a luz do sol e das estrelas e seus fenômenos astronomicos revelando ou simbolizando fenômenos na Terra revellando ummsiterioso elo de ligação entre a Terra e o Céu.
Hoje a linguagem Céu para se referi a um lugar divino ainda existe, mas não localizamos mais exatamente no céu de nosso planeta, no entnato para a simbologia uma referência celeste nunca esgota seu poder visual.
anjo na comunidade Bom Pastor de Blumenau
aspecto da pintura de anjo na capela do Santíssimo da comunidade Bom Pastor de Blumenau.
O anjo como o acolhedor apresentnado com a mão o sentido em que se encontra o sacrário.
Comunidade Bom Pastor
Na comunidade Bom Pstor, Jardim Brasília, Arquidiocese de São Paulo, foi realizada uma grande pintura com o tema do Bom Pastor,Jesus Crsito com olhar doce ao seu rebanho.
O manto vermelho, que cobre Jesus, representa asua divindade, a ovelha nos ombros resgata uma clássica imagem paleo cristã.
O círculo, por detrás do Cristo é sinal de comunhão e unidade e axilia na composição oferecendo destaque maior à imagem primordial que uma igreja deve ter, jesus Cristo.
As formas sinuosas recordam as montanhas, os caminhos.
foto de 2015 com as mesmas características de 4 anos atrás.
O manto vermelho, que cobre Jesus, representa asua divindade, a ovelha nos ombros resgata uma clássica imagem paleo cristã.
O círculo, por detrás do Cristo é sinal de comunhão e unidade e axilia na composição oferecendo destaque maior à imagem primordial que uma igreja deve ter, jesus Cristo.
As formas sinuosas recordam as montanhas, os caminhos.
A Capela do Santíssimo, na lateral segundo as recomendações dos documentos da Igreja, recordam os anjos guardiáes da arca da Aliança, tema já clássico na iconografia cristã.
Elementos bizantinos e da antiguidade são aqui reverenciados como a forma das vestes e das asas.
No alto a imagem dos pássaros, no caso 7, devido à sua forte carga simbólica, a recordar as parábolas
link com mais fotos .http://www.architizer.com/en_us/projects/view/pinturas-na-igreja-bom-pastor/24780/?mode=ct
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