Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

sábado, 23 de junho de 2018

Paróquia Nossa Sra. Esperança, Moema


Desde 2014 que Marco Funchal desenvolve um projeto de arquitetura e arte, a convite do padre Edson Donizete Toneti, na igreja matriz de Nossa Senhora da Esperança, localizada na rua dos Eucaliptos, Moema, São Paulo, Região Episcopal Ipiranga.
É uma série de projetos que buscou analisar a realidade presente, apenas a observação da realidade que pode identificar as necessidades e a partir delas se formular os projetos.
Trata-se de uma igreja construída a partir da década de 1960, consta, segundo padre Boim, que foi o engenheiro Figueiredo Ferraz que realizou a concepção da engenharia da igreja, de modo que as fundações são semelhantes à estrutura edificada acima do solo, como um similar construído em espelho, com isso temos uma igreja construída em arquitetura moderna, com linhas modernas, os pilares são mais finos na base e aumentam a espessura conforme ascendem, como em um estilo V. A planta da igreja é em oval em suave declive rumo ao presbitério, com piso em granito cinza. As colunas são soltas das paredes, deixando um vão entre colunas e paredes, este vão é preenchido em vitrais, que também receberam desenho moderno.
Dentro do modernismo a cor mais presente é o branco e nuances de cinza, a igreja estava pintada de bege, a iluminação estava caótica, com lustres imensos, que tumultuavam a  clareza de formas, princípio fundamental no modernismo.
Nas portas, marquises em acrílico existiam, criando uma desarmonia nas formas.

a igreja antes





O projeto
vista dos projetos




O projeto parte de um compromisso de coerência estruturado em três pontos: 1 arquitetônico, 2 artístico e 3 litúrgico e teológico.
Várias interferências precisavam ser realizadas, novas coberturas sobre as portas, ques eguirama forma em abóbada, similar á cúpula da igreja, elas receberam pilares similares com os da igreja, também em V.
Foi construído anexo de banheiros com depósito acima deles, com pilares também em V.
Nova iluminação foi instalada segundo projeto de outro técnico, mas que foi condizente com o plano geral arquitetônico já em execução.
Novas portas foram instaladas.
As placas de alumínio na fachada foram retirados e receberam grandes planos de vidro, aqui se destaca outro dos princípios do projeto arquitetônico, a coerência litúrgica teológica, já que a igreja é dedicada à Nossa Senhora, assim se selecionou duas cenas de motivos marianos, a anunciação do anjo a Nossa Senhora e a visitiação de Nossa Senhora á sua prima Isabel.
elementos em tom dourada foram retirados e tudo foi uniformizado no tom em inox, pois é o tom das esquadrias já existentes, a cruz também recebeu tom prateado, os corrimãos, o ambão recebeu placa em inox com a representação do ícone do Pantocrator.
o ambão da Palavra com a placa em inox co o ícone do pantocrator.


Os vitrais frontais, antes simples placas de alumínio agora são grandes planos de vidro com a representação da anunciação e visitação.







Nenhum comentário: