Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

terça-feira, 15 de maio de 2018

cruz bizantina

Realização de cruz bizantina, trabalho iconográfico, ou melhor, agiográfico sobre madeira e levkas.







Realização de cruz bizantina a um monge beneditino, o que me deu muita alegria pela preferência do monge pelo modelo bizantino.
Esta cruz possui uma simbologia riquíssima, ao centro o Cristo morto, na lateral direita, Nossa Senhora e na lateral esquerda São João, acima o Mandylion, que seria o manto onde se estampou a face de Jesus, o que recorda, na tradiçaõ ocidental o manto de Verônica, mas na tradição bizantina se liga ao relato do rei Abgar, que teria aberto um lenço com a estampa do rosto de Jesus e com essa visão teria sido curado da lepra.
Os anjos, com o mandylion representam o aspecto místico da morte de Jesus, o aspecto celeste, como que abrindo um portal ao alto. Abaixo a Jerusalém, no braço em diagonal, que representa a balanda da justiça, na base de toda a composição as rochas que recordam o Golgota, onde está uma caveira, o que recorda simbolicamente o túmulo de Adão, Cristo o novo Adão que rompe os grilhões da morte.

Nenhum comentário: