Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

domingo, 8 de abril de 2018

Nossa Senhora de Fátima, Jd. Maristela

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada na Av. Nossa Sra. da Encarnação, 279 - Jardim Maria Estela, São Paulo, Nesta igreja foi realizada uma complexidade de trabalhos que são difíceis de serem resumidas em uma única postagem. 
Os trabalhos transcendem o mérito de uma simples tarefa, foram sim resultado de uma vivência com o lugar, com a  comunidade local, mas sem se limitar dentro do senso comum, as ideias da arte bizantina foram implantadas dentro de uma mistura de estilos com a arte medieval e moderna gerando uma síntese toda própria. 
No presbitério a união da arte bizantina com a arte moderna , que foi o espírito do projeto na época.
Eu não diria que hoje eu faria a mesma arte ou a mesma arquitetura, mas não posso negar que a inspiração da espiral, que gerou o desenho do nicho, que é uma espiral, as paredes fazem um movimento em espiral até se abrirem mais rumo ao ambão, que avança um pouco mais a frente coma ideia de anúncio.






Sobre o projeto:ao centro há um degrau circular, sobre o centro do círculo está o altar, perfeitamente quadrado, segundo modelos inspirados no bizantino. O nicho de Nossa Senhora de Fátima é uma espiral ascendente e é o ponto que gera a complexidade de curvas de todo o espaço.
Assim, em planta é como se tudo fosse uma grande flor, que assume um crescente de formas, que aprte do nicho de Nossa Senhora até o ambão da Palavra.

O painel da direita representa o Pentecostes, com São Pedro, São Paulo, as colunas da Igreja, se trata do painel da igreja. Depois temos a pintura referente a São José, que é patrono da Igreja e esposo de Nossa Senhora.

No painel central temos a representação dos mistérios da alegria ou dos mistérios gozosos, terminando com a imagem inspirada na Panagia, Παναγία, bizantina, onde Nossa Senhora segura o Menino Jesus, inspirada na imagem da Panagia da Basílica de Santa Sofia.aqui se percebe uma das fotos centrais, com a imagem da Panagia, a Theotokos, Mãe de Deus, a frente o altar, quadrado, com o degrau circular. Abaixo da pintura da Panagia a Theotokos há uma grande lua, que recorda as representações simbólicas da lua muito associadas à Nossa Senhora.No painel junto do ambão foram representados os Mistérios Luminosos, por várias razões que são;Os mistérios Luminosos, por terem sido acrescentados mais recentemente na história, com o Papa João Paulo II, são menos conhecidos, portanto a sua representação os tornaria mais conhecidos.b) por estarem mais próximos do ambão, a temática do testemunho e do anúncio que comparecem nestes mistérios a dimensão do anúncio da Palavra é mais explícita.detalhe dos degraus, 3 degraus da nave ao presbitério, apenas o altar está no degrau mais alto, que é o mais alto.




o altar que possui uma pedra marrom escura, que a empresa de granito denominou por granito tabaco, é a mesma utilizada no ambão da Palavra, na cátedra e nos bancos aos ministros e co-celebrantes.


A alegria da convivência, o entusiasmo criativo no andamentos dos processos gerou uma vivência e uma intensidade emocional que transbordam em muito as poucas fotos aqui colocadas, as poucas palavras aqui expressas, mas que precisam ser ditas.
A liberdade que o pároco de então permitiu, o pe. João Cícero, acreditando na capacidade e na genialidade do arquiteto e artista, que pôde dialogar com o ambiente e com as pessoas do local garantiu um resultado único, que veio logo a inspirar outras paróquias e comunidades da vizianhança. Houve uma paróquia de Pernambuco que solicitou um projeto similar para as paredes pois muito lhes agradou as expressões deste projeto.


Nenhum comentário: