Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

quarta-feira, 14 de março de 2018

Dona Helena- Jundiaí

Dona Helena

A postagem anterior posta os trabalhos realizados em Jundiaí, onde tive um encontro, incrível. A princípio me chamou a atenção a presença de postes pintados com um estilo ao sabor surrealista com algo que recorda a obra de Juan Miró, fui perguntando aos paroquianos, até que soube que era uma senhorinha que pintava.

Formidável foi conhecer a dona Helena, moradora do mesmo bairro e dona Helena e uma artista incrível, ela pinta, como voluntária, postes, muros e cuida das praças do bairro plantando flores. Dona Helena conta, com indignação, o fato de certas  pessoas não prezarem pelo cuidado e pelas flores das praças, além do descuido que alguns tem com o descarte de lixo.

Interessante foi a coincidência, pois a Dona Helena ficou sabendo de meu interesse e  me procurou na igreja, o que me deixou muito contente. Uma alegria imensa tirar essas fotos com essa artista.

Sobre a Dona Helena, muito ela tem em comum com milhares de senhoras na casa dos 70 anos de idade, uma aposentadoria modesta, uma família de poucos recursos e talvez poucas expectativas de crescimento, mas dona Helena não se resignou e colocou a sua força ao mundo e revelou o que ela tinha de melhor, o dom de pintar. Começou a pintar os postes, aliás, quem olha ao poste com um outro olhar? Dona Helena viu nos postes uma possibilidade de exercício da criatividade, sua arte é fruto do momento presente, não possui nenhum projeto prévio, é uma arte fruto do aqui e do agora, e é uma arte que se produz no fluxo, daí dizer que a  arte dela brota dentro da realidade da vida.

Depois me ofereceu um café pela tarde onde mostrou sua casa e suas outras obras, que são criações espontâneas, fruto do momento presente.






Nenhum comentário: