Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

domingo, 17 de dezembro de 2017

Pinturas na igreja de Nossa Sra. da Esperança-Caieiras.


Na paróquia de Nossa Senhora da Esperança, localizada na R. Pará, 520, bairro Nova Era, Caieiras - S, foi realizado umtrabalho que abrange à totalidade da arte sacra da igreja matriz. Na nave foram realizadas placas de gesso com as imagens dos apóstolos, com uma equivalência de tons, que se repete na representação do pantocrator no presbitério, de modo a configurar uma uniformidade estilística entre as imagens representando, portanto, a unidade do Corpo Místico de Cristo, de modo a revelar um conceito fundamental em uma igreja que é a Unidade.
No presbitério a arte se divide em três grupos, ao centro a parte recuada com a imagem do cristo pantocrator,(παντοκράτορας) palavra grega que designa o Senhor do universo, abaixo há uma representação da árvore da vida.
Na parte esquerda está o sacrário no centro da parede, tendo dois anjos, o que recorda a arca da aliança no livro do Êxodo.
O fato dos ícones dos apóstolos estarem dispostos na nave da igreja se revela interessante, pois revelam apóstolos inseridos no meio do povo e não em uma situação de privilégio ou de separação, os apóstolos representam justamente esta necessidade de encontro, vale ressaltar que a palavra apóstolo deriva do grego (αποστολή, απόστολος) e significa mensageiro, ou carteiro, aqueles que levam a mensagem às pessoas.
Na parte oposta está a parede que representa a história da chegada da imagem de Nossa Senhora da Esperança, que foi a imagem que o navegador português Pedro Álvarez Cabral trouxe ao Brasil, à direita comparece a pintura de Pedro Álvarez Cabral, com as mãos estendidas para a padroeira e no outro lado uma pintura da primeira missa no Brasil, este fato sempre destaquei que é muito interessante entre os portugueses, que realizaram como primeiro ato na chegada ao Brasil uma missa, o que não foi comum em relação a outros países. Os índios ali presentes parecem estar quase que participando da missa, pois a postura é passar a unidade vifificadora da Eucaristia e não uma crítica à história.


visão das placas na nave da igreja.









anjo, vista isolada

a parede com os anjos, o sacrário ainda não foi colocado

Nenhum comentário: