Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Capela São Cristóvão, Mato Dentro, Mairiporã


No bairro do Mato Dentro, no município de Mairiporã, foi realizada a pintura do Bom Pastor, na capela de São Cristóvão, pertencente à paróquia de Bom Jesus da Pedra Fria, diocese de Bragança Paulista, SP.
A configuração da imagem do bom pastor remonta desde o período paleocristão, existente tanto em pinturas quando em estátuas e ícones bizantinos.
O bom pastor aqui representado possui a ovelha nos ombros, o que recorda a parábola da ovelha perdida, que é resgatada para junto do rebanho, o número de ovelhas possui outra dimensão importante pois existem sete ovelhas, o que traduz a plenitude do rebanho que está junto de Cristo. A centralidade em Cristo valoriza a centralidade de todo mistério pascal, pois Cristo é o Alfa e o ômega, princípio e fim. A arte bizantina sempre recomenda uma estola abaixo do manto azul e aqui ela também está presente, terminando com uma ponta que possui as letras Α e Ω, 
A cena do bom pastor foi escolhida junto com a equipe da comunidade e com certeza combina com o ambiente rural, que é o ambiente desta capela.
As cores das roupas de Cristo possuem um significado legado pela tradição bizantina, no caso o vermelho, representando a divindade e o azul a humanidade, portanto, Cristo é divino assumindo a natureza divna, exceto no pecado tal como propõe a teologia desde os primeiros concílios ecumênicos.




vista geral do conjunto, o altar também foi projetado por Marco Funchal






Nenhum comentário: