Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

domingo, 13 de agosto de 2017

Paróquia de Nossa Sra. das Dores- A Cúpula

Na paróquia de Nossa Senhora das Dores foi realizada a obra da pintura da cúpula, tendo como inspiração a arte bizantina, especialmente o tema da Mãe de Deus, isto é a Theotokos, em grego, Θεοτόκος,  que significa Mãe de Deus, uma vez que Jesus Cristo é também a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, sendo, assim, verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. A imagem iconográfica também se inspira no ícone da panagia, isto é a toda Santa. Desse modo a pintura tem como centro a imagem do Menino Jesus, sendo, portanto Cristocêntrica, uma vez que Cristo é o centro do Mistério Pascal. a composição central se inspirou no canto do Axion Estin, Αξιον έστιν. 

Abaixo temos a representação das nove hierarquias de anjos, inspirando-se na obra Hierarquia Celeste, de São Dioniso Areopagita, grande teólogo.
Ainda, nas partes das janelas foram feitas as pinturas compreendendo aos Mistérios do Rosário, com isso toda a lateral também se envolve em torno de temas que se inserem em uma proposta bíblica e catequética. Foram utilizadas cores suaves nos vidros a fim de não comprometer a luminosidade. Os vidros foram pintados e fundidos em alta temperatura, a fim de resistir ás intempéries. 

As fotos seguem abaixo:



grandes são as dimensões do rosto.


o anel inferior com a milícia celeste.

processo de colocação dos vidros com as cenas referentes aos Mistérios do Rosário.




processo de fixação dos vidros


fotos mostrando detalhe das folhagens presentes nos vidros











Nenhum comentário: