Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Santo Antonio, Canedos, Piracaia

Na igreja de Santo Antonio foi realizada uma composição de certa complexidade, centrada na imagem do Cristo Pantocrator, com detalhes específicos na mandorla, assim como com a presença de um quadrado em diagonal, o que recorda a união do círculo com o quadrado ou o divino com o humano, o que reforça o aspecto das duas naturezas de Cristo, a divina e a humana, tal como proclamada nos mais antigos concílios da Igreja.
Santo Antonio comparece à esquerda e Nossa Senhora à direita, a arte que se prop´õe como sacra é toda aquela que possui um centro, no caso cristão este centro é o próprio Cristo, o Crisot que revela a verdadeira imagem do Pai. Uma igreja, uma capela, ou uma matriz não são e não devem ser centradas no padroeiro, mas sim em Cristo, pois somente é santo que se aproxima de Cristo, neste sentido a arte possui um forte aspecto teológico.
Outros símbolos também foram inseridos, tendo sempre em vista o Cristo, mas buscando dialogar coma  história de Santo Antonio, como os peixes, o que recorda o sermão dado aos peixes, de outro lado o Ostensório, o que recorda episódios eucarísticos na vida de Santo Antonio.













Nenhum comentário: