Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Por que a arte sacra?

Desde os primeiros cristãos, a arte já estava presente, como nas catacumbas. Os primeiros homens da Igreja defenderam o uso de imagens para a catequese, para a evangelização, já que poucos eram letrados.
Assim a arte traz a mensagem e mais, cria o ambiente de beleza e a beleza atrai como que por um encanto, e qual é a fonte de todo o encanto? É o próprio Deus Criador.
A arte expressa a cultura, afirma os atos humanos como históricos, portanto, é uma ação que afirma no concreto a fé, é um modo de se pôr em obra.
Vivendo na realidade brasileira, que possui exemplares de beleza do passado, me incomodei com as obras mais recentes, que foram desprovidas de uma atenção estética, por esta incompatibilidade, entre o passado e o presente, que me prontifiquei a trabalhar com arte sacra, para promover algo realmente artístico, sem desejar realizar um produto típico de uma sociedade de consumo, portanto, tratei de buscar materiais duráveis, que exigissem pouca ou nenhuma manutenção de modo que pudessem atender as realidades carentes, as comunidades pobres ou as que são desprovidas de arte. Elegi esta missão como uma meta, como um foco onde me coloco como presença.

Nenhum comentário: