Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Paróquia São João Climaco arquitetura da reforma e arte

No período em qe o padre Edson Donizete Toneti foi pároco na paróquia de São João Clímaco, foi empreendida uma reestruturação arquitetônica e litúrgica, onde foi edificado um novo presbitério, novas peças litúrgicas como altar, ambão e pia batismal, novas janelas com esquadrias novas.
Nas laterais foram elaborados painéis muito verticais com anjos, o que recorda a escada celeste ou clímax, obra do grande monge e abade do mosteiro do Monte Sinai, São João Clímaco, que deixou um dos mais completos tratados teológicos, inspirado no Genesis 28 com o sonho de Jacó que sonha com anjos que osbem e descem, ao despertar se dá conta que está num local terrrível e erige uma pedra que a unge denominando-a por Betel.
Nas laterais foram desenhados vitrais com os 10 mandamentos, o que preserva a memória do padre alemão Benno, que esteve por mais de 40 anos a serviço na paróquia e que sempre mandava pintar os 10 mandamentos, deste modo a reforma respeita a memória histórica de um de seus grandes pastores.
Atualmente padre Willian Tombini é o pároco e tem preservado a igreja apenas tendo anexado duas imagens de Cristo na lateral.

Na pintura, ao cnetro se figura a imagem de Cristo Pantocrator, á direita 3 anjos evocam as 3 grandes virtudes, fé, espsrança e caridade, o anjo da fé possui a chama de fogo, a luz, o anjo da esprança coma âncora, sinal de esperança desde os tempos paleocristãoes e o anjo da caridade com o coração.
Nas laterias duas cenas importantes  o natal, com a sagrada família e à direita o Pentecostes, o nascimento da igreja, portanto dois nascimentos são recordados na pintura, a encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo e onascimento da Igreja.
À esquerda São João Clímaco, com suas vestes de monge oriental reflete os sagrados mistérios e à direita Jacó dorme tendo seu sonho da escada celeste.
na estrada das lágrimas precisamente no largo também denominado por São João Clímaco.

A paróquia de São João Clímaco encontra-se na periferia da cidade de São Paulo, quase na divisa de São Caetano do Sul, é uma da mais antigas igrejas da região,

Nas fotos a segi celebrações com presença do apdre Willian Day Trombini.
casamentos sendo realizados na igreja


arquitetura da nova fachada, arquiteto Marco Funchal
a escadaria posta ao centro é ladeada por duas rampas, o que permite uma melhor acessibilidade da nave.

o novo campanário é aprte do projeto, nele foram instalados sinos antigos encontrados em estado de abandono

vista do presbitério com o vitral dos 10 mandamentos


igreja lotada durante a liturgia, ao fundo pintua que reflete a teologia de São João Clímaco







liturgia com o bispo atual da região Ipiranga.



as esquadrias compõem parte do projeto

vista geral da nave da igreja.


Nenhum comentário: