Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

sábado, 12 de julho de 2014

Unidade como horizonte de abertura.

Muitas vezes percebem;se obras totalmente carentes de unidade e de sentido, há edifícios que não formam uma unidade, não forma um corpo mas sim um tumulado de elementos sem coerência.
O espaço celebrativo possui a missão litúrgica e por isso uma missão de edificar a vida espiritual e de celebrar a vida do homem diante de uma abertura fundamental ao que há de maior, o prórpio Deus. O espaço da igreja forma um corpo, portanto possui partes que dão relevo a cada aspecto, portanto existe uma capela do Santísimo, um presbitério, uma nave um espaço devocional.
A imagem do santo expresa um traço totalmente diverso do sacrário, óbvio que a Eucaristia ocupa uma significação muito mais profunda que a imagem do santo padroeiro, mas com decepção muitas vezes imagens de santos são usadas ou com importância acentuada ou com incoerência estilística.
Mas, antes de crticar algo, proponha, a Igreja é a sua imagem a Igreja é você, portanto faça, some ao corpo mas faça com estudo, com conhecimento, com dedicação, para fazer é necessário se abrir e se abrir e se dispor ao horizonte do aberto da existência humana, é se permitir transformar para que transformado você possa ser um agente de transformação e de realização.
Arquitetura é um assunto difícil exige uma união do estudo teórico com o prático, com o técnico, mas não se submente ao técnico, mas dele se apropria, por isso arquitetura possui uma forte aproximação coma  filosofia, assim a arquitetura reclama a um contemplar.
Diante deste contemplar se lança a uma abertura do ser diante do Belo como expressão da Verdade.
Marco Funchal

Nenhum comentário: