Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

terça-feira, 21 de junho de 2011

ο καθένας χρειάζεται αυτό το γλυκό ..todo o mundo precisa do doce

O idioma grego revela com profundidade aspectos da linguagem, que raras vezes prestamos atenção.
o Kosmos, grego, que deriva a palavra cosmo em portugues aplicado no sentido de universalidade nos passa não raras vezes por despercebida. O filósofo Heidegger comenta a distinção entre cosmo e mundo, onde mundo seria um anoção mais limitada desse cosmos, podendo se entender o mundo como uma comunidade definida, coo por exemplo o mundo dos cristãos, o mundo dos gentios e etc.
O espaço religioso se interliga com noções cósmicas, isto é com o sil, com a água, com a terra,com a pedra e etc. Pena que nossas grande sciddes impedem muitas vezes de cosntuir uma igreja orientada a leste, no sentido de sol nascente, poderíamso perguntar o sentido disso, uma vez que a civilização insdustrial edifica um mundo tão desapegadoo do mundo natural que acaba, por sua vez a destruir o prórprio mundo natural passando a sentir as suas trágicas consequencias.
O homem atual precisa recordar de seus referenciasi cósmicos e a ampliar seu mundo, não apenas o mundo de seu trabalho, de sua família  e etc, mas o mundo ampliado, o mais próximo possível da noção de cosmos.
A luz recorda o sol, Cristo mesmo diz ser a luz do mundo (ego sum lux mundi) a luz é a primeira criatura no livro do Genesis, a luz que tudo revela, que revela as cores, as formas e a verdade. Mesmo que não tenhamos  o sol podemo ter a vela e a vela acesa do síriopascal recorda a luz de Cristo, desse mod se orientamos a visçaõ da nave da igreja para o círio estaremos orientando a nossa igreja pela simbologia do sol nascente alfa e omega, α Ω.
Α água, que corre nos rios, as águas do rio Jordção, as águas estão presente s também no espaçõ religioso na pia batismal, a água viva, como Cristo apresentou para a samaritana no poço de Jacó, a água que quem toma nunca mais terá sede.
A terra e a pesra são outros fortes simbolos, foi sobre a pedra que Abraão ofereceu seu sacrifício a Deus, doi na pedra que Jacó sonhou com  a escada dos anjos, a pedra removida do túmulo de Lázaro e apedra removida do próprio sepulcro onde esteve sepultado Cristo,essa pedra é recordada pelo Ambão da Palavra, porque a pedra removida apresenta para fora, Cristo se mostra agora como ressuscitado.

Cristo ressuscitado, do grego o pantocrator, Παντωκρατορ.

o ambão, pedra onde se anuncia Cristo ressuscitado.


Nenhum comentário: