Bem Vindo Willkomen Bienvenu

Bem Vindo ao blog arte sacra funchal, com trabalhos de arte sacra de Marco Funchal em pinturas, azulejos e arquitetura. A arte sacra é uma forma de evangelização, evangelizar por meio da imagem que fala no silêncio. Agradeço pela visita. e-mail:marcofunchal@yahoo.com.br
(11) 5071 3808, Brasil. whattsapp (11) 962620768, (oi).

quarta-feira, 22 de junho de 2011

a arte na Paróquia São Benedito


A algum tempo foi elaborada uma iconografia na igreja de São benedito, na Vila Sônia, São paulo. Em primeiro lugar o santo é franciscano, o que já é um ponto de partida para a elaboração do que chamamos de programa iconográfico,  o que seria um programa iconográfico, uma sequeência de pinturas unidas por uma determinada lógica teológica e estética.
Antes de mais nada precisamos de um centro, o padroeiro é ^Soa Benedito, mas o santo não é o centro da igreja, o centro é Cristo, logo,  o qual uma iamgem franciscana típica para ilustrar Cristo, a resposta pareceu imediata, a Cruz de São Damião
A cruz de São Damião foi recolhifda pelo prórpio São Francisco de Assis para restaurar a capela desse santo, trata-se de uma cruz de caráter bizantino com forte narrativa teológica.
A cruz de São Damião é uma cruz teológica, ela possui as caracte´risticas da arte medieval, ela nega uma prepresentação convencional, anula a perspectiva e efeitos de luz e sombra., ela é construída num meio bi-dimencsional.

Homens e mulheres são testemunhas de Cristo crucificado, Maria , Mãe de Deus, os discíspulos, Maria de Cléofas, Maria Madalena e o centurião., ao redor anjos, como testemunhas, reforãndo que esta missão terrestre possui uma alinaça com a missão celeste.
 Mas a História da Salvação não pára na cruz, desse modo a cruz de São Damião não apresenta Cristo morto, mas com olhos abertos, dando a perspectiva da ressurreição, sinalizada no alto da cruz, com Cristo em ascenção.





Nas laterais comparecem as outras pinturas, e este aspecto é importante ressaltar, onde comparecem São Benedito, São Francisco de Assis e Santo Antonio.







Nenhum comentário: